segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A Importância do Planejamento


Certa vez li uma frase que dizia "quem falha em planejar, planeja falhar", ou seja, de todo jeito estamos envolvidos com planejamento, e o mesmo pode nos levar ao sucesso de nossos planos, assim como sua falta tende a nos levar ao fracasso.
O Ministério Jovem tem convivido durante muito tempo com o problema grave que é a falta de planejamento, e esse tem sido um dos fatores que tem afastado os jovens das programações que o Ministério proporciona. Mudar esse panorama depende apenas da vontade de cada líder, mas pode influenciar vidas sobremaneira. Veja abaixo um pouco do que diz a escritora Ellen G. White em seu livro Evangelismo, pg 94:

 "É essencial trabalhar com ordem, seguindo um plano organizado e um alvo definido. Ninguém pode instruir devidamente a outros, a não ser que cuide que o trabalho a ser feito seja realizado sistematicamente e em ordem, de maneira que seja terminado no tempo próprio. ...

Planos bem definidos devem ser francamente apresentados a todos os que tenham que ver com eles, e deve haver a certeza de que tenham sido compreendidos. Então, exigi que todos os que se encontram na direção dos vários departamentos cooperem na execução desses planos. Se este certo e radical método for devidamente adotado e seguido com interesse e boa vontade, então se evitará muito trabalho feito sem qualquer objetivo definido, bem como muito atrito desnecessário. — Manuscrito 24, 1887."

Quanto ao planejamento e como deve ser feito, aqui vão algumas dicas:

  • Não pense tudo sozinho, reúna uma equipe, escute as suas ideias e as avalie;
  • Pesquise a vontade dos jovens, visite-os e pergunte que tipo de coisa eles gostariam que acontecesse, identifique problemas que tem os afastado das programações, e principalmente, motive-os a ajudar nas mudanças que trarão melhorias futuras;
  • Adote um tema anual (Geralmente a divisão Sul-Americana sempre adota um tema, exemplo disso é o tema "Eu Creio" para o ano de 2017), defina a estrutura de trabalho (falaremos mais sobre estrutura e sua importância em outro post), distribua tarefas entre sua equipe e comece a criar um calendário anual de atividades em cima do que se deseja trabalhar e das atividades definidas no campo da Associação/Missão, União e Divisão;
  • Lembre-se de realizar poucas programações de grande porte, elas não só desgastam a equipe organizadora como também desgastam os jovens se realizadas com grande frequência, quanto as programações de médio porte, distribua-as de modo igualitário durante o ano, pois elas mantém os jovens motivados, e quanto as de pequeno porte, procure realizá-las com o máximo de frequência que puder, são elas que envolvem os jovens e os mostram o real sentido de sua missão;
  • Após o calendário anual, detalhe-o mais em duas etapas, uma etapa semestral e outra mensal, com uma descrição detalhada de cada programa, temas e pessoas responsáveis por realizá-la.

Mas é claro que nem todos esses passos seguidos a risca e da maneira mais cuidadosa possível, seriam suficientes para um ano de vitórias para o seu Ministério com os Jovens, lembre-se de quem concede as vitórias e O coloque a frente de todos os seus planos, como diria o Salmo 37 lá nos versículos 4 e 5 "Deleita-te no SENHOR, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nEle, e o mais Ele fará.…" 

* Contém trechos do livro "Sem Limites".
* Imagem Google.com

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Revista Ação Jovem 1°Trim/2017



A cada três meses a DSA (Divisão Sul-Americana) publica a Revista Ação Jovem, como um guia para a temática a ser implantada durante três meses no Ministério Jovem.
Na desse trimestre você vai encontrar um editorial que comenta a escolha do tema anual para 2017 "Eu Creio", também vai conhecer alguns dos programas de voluntariado para jovens e muitas sugestões de temas para cultos jovens.
Se você deseja dar uma olhada, sempre vale a pena, a revista não decepciona nas ideias apresentadas, nos dando grandes materiais para serem trabalhados. Se interessou? Então faça o download agora clicando no botão abaixo: 




quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Quem são os Jovens Adventistas?



Durante toda a sua história, a organização da Igreja Adventista do Sétimo Dia, tem revelado a sua intenção de seguir de maneira fiel os ensinamentos deixados pelo Mestre Jesus, sendo assim, não poderia ignorar o maior de Seus ensinamentos, o Amor.
Jesus se preocupava com as pessoas de maneira singular, cada qual, levando em conta suas características e necessidades, tendo isso como exemplo, a igreja organizou-se de modo a atender as necessidades e características impares de cada grupo de pessoas, os jovens não poderiam ser esquecidos.
Em 1909, M. E. Kern, o primeiro diretor de jovens da AG [Associação Geral], em relatório apresentado, revisou a história do desenvolvimento do Ministério Jovem na igreja e apresentou uma lista de cinco princípios no trabalho com jovens que já haviam servido de guia na organização do movimento: 

  1.  Elevar a vida Devocional do Jovem;
  2.  Elevar o nível de capacitação do jovem em seu conhecimento dos padrões, ensinos, história e estrutura organizacional da igreja;
  3.  Educar e preparar para o serviço e liderança;
  4.  Prover oportunidades para a expansão e partilhar de experiências;
  5.  Incutir os princípios de mordomia demonstrando que o tempo, talentos, energia e recursos de um jovem devem ser entregues a Deus.
Estas orientações se tornaram as funções do departamento recém formado. Elas lhe deram rumo e objetivo. Seguiram-se programas, atividades e publicações como fruto destas funções. O Ministério Jovem era visto como uma resposta à responsabilidade da Igreja para com seus jovens.
Depois de 1909, muita coisa mudou, o mundo é outro, mas a responsabilidade que a igreja tem para com a vida dos jovens é ainda maior num mundo onde coisas ruins tendem a ocorrer ainda com mais frequência com pessoas entre 15 e 25 anos.
O Ministério Jovem amadureceu com o passar dos anos e tem se tornado cada vez mais importante dentro de uma igreja, pois, se atuante, tem mostrado que pode mudar o cenário não só de uma igreja, mas de bairros, comunidades e até cidades inteiras. Numa roupagem mais atual o ministério continua embasado nos cinco princípios de Kern, apresentados a mais de um século, pois a missão continua a mesma de sempre, guiar Jovens nos caminhos da Salvação [Jesus Cristo].
Se você está inserido nesse Ministério, jamais esqueça-se desses cinco princípios, e para você que ainda não se envolveu, procure se envolver, lembre-se que a história das próximas páginas serão escritas pela nossa geração, e que elas contem de nossa vitória na luta contra o inimigo pela salvação de nossos jovens. Os pioneiros iniciaram, e você está sendo chamado para ajudar a concluir essa missão.


* Trechos do livro "Sem Limites", redigido por Erton Kohler