quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Quem são os Jovens Adventistas?



Durante toda a sua história, a organização da Igreja Adventista do Sétimo Dia, tem revelado a sua intenção de seguir de maneira fiel os ensinamentos deixados pelo Mestre Jesus, sendo assim, não poderia ignorar o maior de Seus ensinamentos, o Amor.
Jesus se preocupava com as pessoas de maneira singular, cada qual, levando em conta suas características e necessidades, tendo isso como exemplo, a igreja organizou-se de modo a atender as necessidades e características impares de cada grupo de pessoas, os jovens não poderiam ser esquecidos.
Em 1909, M. E. Kern, o primeiro diretor de jovens da AG [Associação Geral], em relatório apresentado, revisou a história do desenvolvimento do Ministério Jovem na igreja e apresentou uma lista de cinco princípios no trabalho com jovens que já haviam servido de guia na organização do movimento: 

  1.  Elevar a vida Devocional do Jovem;
  2.  Elevar o nível de capacitação do jovem em seu conhecimento dos padrões, ensinos, história e estrutura organizacional da igreja;
  3.  Educar e preparar para o serviço e liderança;
  4.  Prover oportunidades para a expansão e partilhar de experiências;
  5.  Incutir os princípios de mordomia demonstrando que o tempo, talentos, energia e recursos de um jovem devem ser entregues a Deus.
Estas orientações se tornaram as funções do departamento recém formado. Elas lhe deram rumo e objetivo. Seguiram-se programas, atividades e publicações como fruto destas funções. O Ministério Jovem era visto como uma resposta à responsabilidade da Igreja para com seus jovens.
Depois de 1909, muita coisa mudou, o mundo é outro, mas a responsabilidade que a igreja tem para com a vida dos jovens é ainda maior num mundo onde coisas ruins tendem a ocorrer ainda com mais frequência com pessoas entre 15 e 25 anos.
O Ministério Jovem amadureceu com o passar dos anos e tem se tornado cada vez mais importante dentro de uma igreja, pois, se atuante, tem mostrado que pode mudar o cenário não só de uma igreja, mas de bairros, comunidades e até cidades inteiras. Numa roupagem mais atual o ministério continua embasado nos cinco princípios de Kern, apresentados a mais de um século, pois a missão continua a mesma de sempre, guiar Jovens nos caminhos da Salvação [Jesus Cristo].
Se você está inserido nesse Ministério, jamais esqueça-se desses cinco princípios, e para você que ainda não se envolveu, procure se envolver, lembre-se que a história das próximas páginas serão escritas pela nossa geração, e que elas contem de nossa vitória na luta contra o inimigo pela salvação de nossos jovens. Os pioneiros iniciaram, e você está sendo chamado para ajudar a concluir essa missão.


* Trechos do livro "Sem Limites", redigido por Erton Kohler






Nenhum comentário:

Postar um comentário